Restauro do Cruzeiro Franciscano de Itu será entregue ao público

A cidade de Itu/SP celebrará a entrega do restauro do Cruzeiro Franciscano, um importante marco do Centro Histórico. A solenidade, promovida pela Prefeitura e pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e da Coordenadoria da Secretaria Executiva do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos, acontecerá na próxima segunda-feira, 24 de junho, às 11h. O restauro foi viabilizado com verba do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID).
Localizado na Praça Dom Pedro I, o Cruzeiro Franciscano é o único elemento que restou do conjunto arquitetônico franciscano do final do século XVIII. Sua construção é atribuída a Joaquim Pinto de Oliveira, conhecido como Mestre Tebas, um escravo que conquistou sua alforria por volta de 1775 e se tornou um renomado Oficial de Cantaria de Pedra e Pedreira. Tebas é reconhecido por diversas obras relevantes na capital paulista, como os ornamentos de pedra de fachadas de igrejas como a Ordem Terceira do Carmo, o Mosteiro de São Bento e a antiga Catedral da Sé.
O processo de restauro do Cruzeiro foi conduzido por equipes especializadas, com análises detalhadas dos materiais para garantir a integridade da aparência e estrutura desse exemplar único na técnica da cantaria. A comprovação da passagem de Mestre Tebas por Itu se deu por meio de estudos do historiador Carlos Gutierrez Cerqueira, do Iphan, que encontrou o registro de sua contratação para a construção do Cruzeiro nos Livros de Receita e Despesa do Convento Franciscano de São Luiz.
Serviço
- Evento: Solenidade de Entrega do Restauro do Cruzeiro Franciscano
- Data: 24 de junho (segunda-feira)
- Horário: 11h
- Local: Praça Dom Pedro I, Centro Histórico, Itu/SP