O que é RMS?
RMS é a Região Metropolitana de Sorocaba, uma unidade regional do território de São Paulo, projeto de Lei Complementar sancionado pelo Geraldo Alckmin em maio de 2014. Com isso a RMS passou a ser a 16ª mais populosa do país, com cerca de 1,8 milhão de habitantes.
A Região Metropolitana de Sorocaba possui 26 municípios, sendo que onze municípios estão localizados no eixo das rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares e economias baseadas em atividades industriais. Dentre as regiões metropolitanas, a RMS é a que possui a maior produção agrícola e quatro estâncias turísticas.
Os municípios que fazer parte dp RMS são Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba (cidade sede), Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.
Fizemos uma pesquisa no CEUNSP de Salto que mostrou que a maioria dos entrevistados não sabia da existência da Região Metropolitana. “Eu não sabia que existia essa divisão dentro de São Paulo, e muito menos que envolvia cidades conhecidas e turísticas”, respondeu o estudante Gustavo Uhalde, 23 anos.
Benefícios
“A grande vantagem da criação da Região Metropolitana e que nós poderemos dar um tratamento equitativo às questões regionais. A poluição do rio Sorocaba, por exemplo, não interessa só ao nosso município, mas a todas as cidades que estão próximas à bacia do rio e ao médio Tietê”, afirmou Antonio Carlos Pannunzio, prefeito de Sorocaba, em entrevista ao Jornal Ipanema. Pannunzio tem a responsabilidade de coordenar as reuniões do grupo e gerenciar os fundos destinados às cidades.
A deputada estadual Maria Lúcia (PSDB) também ponderou outros benefícios que a criação da RMS pode trazer para a população. “Os projetos serão discutidos visando o bem de toda a região. O cidadão terá, por exemplo, um transporte público mais integrado entre os municípios. Na questão da telefonia, também, a ideia é que o custo da ligação entre as cidades que a integram seja no valor de uma ligação local, e não mais de um interurbano. Com relação ao meio ambiente, os municípios poderão trabalhar, ainda, em conjunto para a destinação final do lixo”, disse.