Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE Exibe “Menino 23” em Sorocaba e Itapetininga

A Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE, projeto acadêmico e cultural focado na educação das relações étnico-cinematográficas da africanidade brasileira, celebra sua 20ª edição com exibições em unidades do SESI-SP. O evento, que promove a inclusão do negro e sua cultura, segue enriquecendo o debate sobre justiça social, pensamento antirracista e diversidade.
Com o tema “Cinema Negro: vinte anos de questionamentos e realizações”, a mostra, idealizada e curada pelo professor Celso Luiz Prudente, observa a dinâmica da educação nas relações étnico-cinematográficas, com foco em demandas acadêmicas e culturais. A parceria com o SESI-SP visa formar novos públicos em artes, democratizar o acesso à cultura e incentivar a produção e difusão de obras artísticas.
Entre os destaques da programação, será exibido o documentário “Menino 23: infâncias perdidas no Brasil”. O filme, de 2016, acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar, que desvenda um fato ocorrido em 1930: cinquenta meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para uma fazenda em São Paulo, onde foram submetidos a trabalho escravo por uma família com ideais nazistas. Aos 83 anos, dois sobreviventes, Aloísio Silva (“menino 23”) e Argemiro Santos, e a família de José Alves de Almeida (“o Dois”), revelam suas histórias.
Serviço:
Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE – Exibição do filme “Menino 23”
Em Itapetininga:
- Data: 4 de junho (quarta-feira)
- Horário: 14h
- Local: Teatro do SESI Itapetininga
- Endereço: Avenida Padre Antônio Brunetti, 1360 – Vila Rio Branco – Itapetininga/SP
- Entrada: Gratuita
Em Sorocaba:
- Data: 4 de junho (quarta-feira)
- Horário: 19h
- Local: Teatro do SESI Sorocaba
- Endereço: Rua Gustavo Teixeira, 369 – Vila Independência – Sorocaba/SP
- Entrada: Gratuita
Informações sobre o filme:
- Gênero: Documentário
- Duração: 80 minutos
- Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos (12 anos)
- Direção: Belisario Franca
- Mais informações e ingressos: sesisp.org.br