Conservatório de Tatuí
O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, criado em 1951 e inaugurado oficialmente em 1954, é reconhecido internacionalmente como uma das mais prestigiadas instituições de ensino de música, teatro e luteria na América Latina. Com mais de 70 anos de história, a escola, localizada a 130 km de São Paulo, oferece gratuitamente mais de 70 cursos com duração média de sete anos. O Conservatório tem como missão formar músicos, cantores, atores e luthiers de alto nível, e muitos de seus alunos e alunas se destacam em concursos nacionais e internacionais.
A infraestrutura do Conservatório de Tatuí inclui salas de aula, auditórios, teatro, alojamento e instrumentos musicais. Além disso, a instituição oferece três tipos de bolsas de estudo – auxílio, ofício e performance –, garantindo aos alunos as condições necessárias para uma dedicação exclusiva ao aperfeiçoamento artístico.
O Teatro Procópio Ferreira, pertencente ao Conservatório de Tatuí e gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, atende principalmente às demandas pedagógicas e artísticas da instituição. O espaço também está disponível para locação em datas vagas, recebendo propostas de espetáculos que se alinhem aos interesses culturais e comerciais do Conservatório.
Com cerca de 50 grupos pedagógicos e artísticos, o Conservatório proporciona aos alunos uma vivência cultural intensa e experiência de palco, por meio de orquestras, bandas, big bands, grupos teatrais e outros conjuntos. Sua agenda cultural variada inclui concertos, festivais, espetáculos teatrais, master classes, workshops e apresentações em diferentes locais do Estado de São Paulo.
O Conservatório de Tatuí também desempenha um papel central na consagração do município de Tatuí como a “Capital da Música do Estado de São Paulo”, título oficializado em 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e faz parte da Secretaria da Cultura, Indústria Criativa e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.