‘Cine Bibi’ exibe filmes sobre povos originários em abril

O projeto do Conservatório de Tatuí homenageia Bibi Ferreira e apresenta exibições gratuitas de filmes nacionais e internacionais.
O ‘Cine Bibi’ retorna em abril com uma programação especial dedicada aos povos originários. O cineclube do Conservatório de Tatuí transforma o Teatro Procópio Ferreira em cinema, oferecendo sessões gratuitas, com retirada antecipada de ingressos pela plataforma INTI.
No dia 1º, às 19h30, serão exibidos dois documentários brasileiros: Yamiyxop – Os espíritos guerreiros, que narra a jornada espiritual dos guerreiros Yamiyxop, e Trilha da Lagoa Seca, que acompanha o cacique Syratã Pataxó e o pajé Emburé Pataxó por uma trilha ancestral. Ambos têm classificação livre.
No dia 8, o longa Yndio do Brasil, de Sylvio Black, apresenta um olhar cinematográfico sobre os povos indígenas brasileiros a partir de imagens coletadas desde 1912. A sessão começa às 19h30 e tem classificação de 14 anos.
Já no dia 15, também às 19h30, será exibido Krenak, documentário de Rogério Correa sobre a resistência do povo Krenak, desde a perseguição no século XIX até a tragédia de Mariana, em 2015. A classificação indicativa é de 10 anos.
A ópera O Guarani, baseada no romance de José de Alencar e composta por Carlos Gomes, será exibida no dia 27, às 17h. A montagem do Theatro Municipal de São Paulo tem direção de Ailton Krenak e narra o romance entre Ceci e Peri. A classificação é de 12 anos.
Encerrando o mês, no dia 29, às 19h30, será exibida a animação Fantasia (1940), um clássico da Disney que une música erudita a sequências visuais marcantes. A classificação é livre.
📍 Serviço
📅 1º, 8, 15, 27 e 29 de abril
📍 Teatro Procópio Ferreira – Conservatório de Tatuí
🎟 Entrada gratuita, com retirada antecipada de ingressos via INTI